A Ouvidoria da Câmara Municipal de Pitanga acusa o recebimento de sua manifestação registrada nesta data, referente à sugestão de criação da "Carteira Nacional de Habilitação para Estradas (CNHE)".
Primeiramente, parabenizamos sua iniciativa e preocupação com a segurança viária e a preservação da vida. A participação popular é o pilar fundamental do processo legislativo.
Informamos que, após a leitura preliminar do texto sugerido, sua demanda foi aceita e encaminhada oficialmente à Assessoria Jurídica do Legislativo para análise técnica.
Sobre o trâmite:
O encaminhamento ao setor jurídico faz-se necessário para que seja emitido um parecer sobre a competência legislativa. É dever da Assessoria Jurídica analisar se a matéria (regras de trânsito e habilitação) pode ser legislada em âmbito municipal ou se, conforme prevê a Constituição Federal, trata-se de competência privativa da União.
Caso o parecer jurídico aponte que a competência é federal, a Câmara Municipal poderá estudar meios alternativos de apoiar sua ideia, como o envio de uma Moção de Sugestão aos Deputados Federais e Senadores que representam o nosso Estado, solicitando que a proposta seja debatida no Congresso Nacional.
Você receberá uma notificação assim que o parecer jurídico for concluído, informando os próximos passos desta tramitação.
Agradecemos o seu contato e colocamo-nos à disposição.
Respeitosamente,
Julio Cesar Teixeira dos Santos Ouvidor - Portaria nº 20/2025 Câmara Municipal de Pitanga
Arquivos anexados
Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.